Prédio da antiga Escola Normal.

Projetado por Francisco de Paulo Ramos de Azevedo e inaugurado em 02 de agosto de 1894, está localizado na Praça da República - São Paulo. Posteriormente a escola recebeu o nome de Caetano de Campos, em homenagem ao médico que realizou uma grande reforma do ensino público da época, como diretor da Escola Normal. Construída pelo Governador Prudente de Moraes, auxiliado pelo Deputado Francisco Rangel Pestana, a Escola Normal foi idealizada para ser o símbolo da passagem da monarquia para a república e consagrou-se como o centro de referência e difusão de novas teorias científicas, pedagógicas e experiências educacionais que marcaram a história da educação brasileira.

O imigrante Giuseppe Maria Stávale, cujo ofício era de pedreiro técnico, foi um dos trabalhadores que ajudaram a construir a Escola Normal, como responsável pelos detalhes da fachada do prédio.

 

Alunos com armas durante aula na escola Caetano de Campos - Praça da Republica em 1901

 

 

 

 

 

Escola Normal Caetano de Campos - 1972

 

 

 

 

 

 

 

A escola Caetano de Campos é atualmente (2004) sede  da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cemitério São Paulo. Um dos locais onde Nicola Stávale (filho de Giuseppe M.) realizou seus mosaicos durante as obras de construção (sua assinatura no detalhe à direita da foto do meio).

Fotos de 2004.

fechar