João Stávale

Nascido na cidade do Rio de Janeiro aos 04 dias do mês de agosto do ano de 1936, filho dos imigrantes, de Fuscaldo - Itália, Sr. Luigi Stávale e Sra. Giuseppina Miceli, casal humilde e semi-analfabetos mas que no entanto deram-lhe uma educação esmerada de amor e honradez.

O "Fraterno Irmão Maçônico", apesar das dificuldades sócio-econômicas, com muito esforço conseguiu concluir com brilhantismo o curso de Bacharelado em Direito.

Iniciado aos 25 dias do mês de outubro do ano de 1985 na Loja Maçônica " União e Progresso 41", alcançou o Grau de Mestre; posteriormente ingressou nos Graus Filosóficos, conquistando com isso o Grau 33. Foi eleito Venerável Mestre para a gestão 1990/1991.

Admirado pela humildade, fraternidade, solidariedade, liderança e pelo raros dons da oratória e de escrever, consegue expressar exatamente o que se propõe, pele forma renovada de linguagem simples e objetiva.

Dentre seus inúmeros trabalhos, cumpre destacar: Paz, Harmonia, Humildade, Maçonaria a Faculdade da Educação, A Importância da Coluna do Norte no Rito Escocês Antigo e Aceito e outros publicados nas revistas A Trolha e Loja Martin Luther King. Também são de sua autoria a Coletânea de Trabalhos Maçônicos e Coletânea de Saudações à Bandeira do Brasil, esta excepcional coletânea é respeitosamente dedicada a todos os Irmãos, combinando amor e civismo, que irá acender a luz que norteará a todos nós que necessitamos de uma saudação à BANDEIRA símbolo da Pátria.

Irm. Stávale dedicou-se desde Aprendiz em saudar magnificamente a Bandeira do Brasil.

(extraído do prefácio de Airton Miranda em Coletânea de Saudações à Bandeira do Brasil publicada no ano de 2000)