Cambuci

Produzimos e vendemos a fruta cambuci “in natura” e o famoso xarope de Cambuci.
Vendas: tefones (12) 36783515 – Sitio, tratar com Reinaldo Stávale e Marcus Furlanetto e (11) 22918592 – São Paulo, tratar com Reinaldo.
E-mail: [email protected]

 

Conheça o cambuci, fruto típico da Mata Atlântica

Ele tem cerca de 5 cm de diâmetro. É parente da goiaba, da pitanga, da jabuticaba e, por incrível que pareça, até do eucalipto. Sua cor varia entre o verde e o verde-amarelado e o sabor é ácido, o que favorece a produção de doces, mas inibe o consumo in natura.
O cambuci é da família das mirtáceas e pesquisas apontam que o fruto é rico em vitamina c, além de possuir agentes antioxidantes e adstringentes, que combatem radicais livres, retardam o envelhecimento e fortalecem o sistema imunológico.

Encontrado nas regiões de Mogi das Cruzes, Salesópolis, Biritiba-Mirim, Paraibuna, Natividade da Serra e Paranapiacaba, o cambuci tem uma importância regional muito forte, principalmente na culinária.

Nas casas dessa região, não é raro encontrar sucos, doces, molhos e geléias que utilizam o fruto em suas receitas. A cachaça curtida com a fruta cambuci e o xarope de cambuci também são bastante tradicionais.

No Parque das Neblinas, os cambucizeiros são, na maioria das vezes, mais velhos do que a própria regeneração da mata. "Isso porque, quando a área era utilizada para a produção do carvão, os cambucizeiros eram poupados do corte por serem árvores frutíferas, ou seja, atraíam animais que poderiam servir como caça", explica Paulo Groke, gerente de projetos ambientais do Instituto Ecofuturo.

Como se trata de um fruto que não é cultivado, ou seja, só existe na natureza (com exceção de algumas casas da região que têm o cambucizeiro em seus quintais), o Parque recolheu cerca de 200 quilos da fruta e congelou, para que pudessem ser usadas em receitas oferecidas aos visitantes. Essa foi a forma que o Parque das Neblinas encontrou para apresentar e preservar essa fruta rara, de sabor intenso, pouco conhecida pelos brasileiros, mas fundamental para a cultura local.

 

Aprenda a fazer um mousse de Cambuci

 

Ingredientes:

  • 12 a 15 cambucis sem casca;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 lata de leite comum.

Preparo:
1. Bata os cambucis com leite comum;
2. Acrescente o creme de leite e o leite condensado. Bata até encorpar;
3. Coloque em recipientes apropriados e leve à geladeira.

Fruta Cambuci

 

 
« Voltar