Lembranças de Eneida Stávale Koza (Árvore de Giuseppe M. - Brasil I): brincos, broche e colar, que ela sempre usava, documento de identidade e uma das almofadas que ela fazia.

 

 

fechar

 

 

Doação de Eneida Stávale Koza e de sua filha Marta:

Uniforme do sargento do exercito polonês da Segunda Guerra Mundial Tadeusz Koza, marido de Eneida Stávale e pai de Marta.

O engenheiro mecânico Tadeusz Koza foi sargento da Terceira Divisão de Infantaria, subordinada ao Segundo Corpo do Exercito da Polônia e um dos heróis da Segunda Guerra Mundial. Entre outras batalhas, foi combatente na famosa Batalha de Monte Cassino, na Itália, onde os combatentes da Polônia e demais aliados sagraram-se vitoriosos.

O curioso é que, após o período da guerra, Tadeusz emigrou ao Brasil, se apaixonou e casou com Eneida Stávale, que é filha e neta de imigrantes italianos, oriundos da cidade de Fuscaldo – Província de Cosenza. Tiveram duas filhas (Irene e Marta) e um filho (Andre) e viveram juntos até sua morte. “Para o amor não existem barreiras e nem fronteiras”. (Árvore de Giuseppe Maria Antonio – Brasil I).