Mario Stávale

     

 

"Existem homens que lutam um dia. E são bons. Existem os que lutam muitos  dias. E são muito bons. Mas existem aqueles que lutam a vida inteira. Estes  são imprescindíveis." (Bertold Brecht)

 

Mario Stávale (1911-2004), filho dos imigrantes Ricardo Amadeu Stávale e Maria Vincenza Oliviere.

No mínimo um belo exemplo de luta e determinação. Dando início às suas atividades laborativas com míseros 8 anos de idade, puramente com o intuito de subsistir e fortemente motivado pelo desejo nato de tornar-se um vencedor, manteve os estudos em paralelo ao trabalho.

 

Graduando-se  como Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) tornou-se Diretor Geral dessa instituição por  longa data, além de também ter passado por outras funções de importância.

Sempre reconhecido pela sua firmeza moral, por seu caráter reformador, incorruptível, sério e comprometido com a ética, tornou-se rapidamente figura de  destaque em seu meio.

 

Antes de seu ingresso no funcionalismo público  foi  também  lutador   de     boxe, comerciante (bares, restaurantes) e jornalista, deixando sua marca em cada atividade       realizada, por seus atributos e pela perseverança que marcaram sua vida.